segunda-feira, 27 de maio de 2019

Gestão Empresarial - FGV

BSC: Introdução à Criação e Execução da Estratégia


Apresentação do módulo

Da teoria à prática

Unidade 1 – Estratégia
1.1 Criação e definição da estratégia
1.2 Competitividade
1.3 Etapas do sistema gerencial
1.4. Síntese da unidade

Unidade 2 – Visão sistêmica da organização
2.1 Desempenho
2.2 Execução da estratégia
2.3 Sistema gerencial
2.4. Síntese da unidade

Unidade 3 – Desenvolvimento da estratégia
3.1 Fluxo de planejamento estratégico
3.2 Atividades preliminares
3.3 Valores essenciais
3.4 Missão
3.5 Análise SWOT
3.6 Rivalidade entre concorrentes
3.7 Barreiras existentes
3.8 Planejamento e análise de cenários
3.9 Fatores críticos de sucesso
3.10 Definição dos temas e objetivos estratégicos
3.11. Síntese da unidade

Unidade 4 – Tradução da estratégia
4.1 Estratégia
4.2 Comunicação e desdobramento da estratégia
4.3 Fluxograma funcional de processo
4.4. Síntese da unidade
5.0. Cenário cultural
5.1. Filme
5.2. Obra literária
5.3. Obra de arte
6.0 Apresentação das atividades
6.1. Exercício de fixação
6.2. Da teoria à prática

Autoavaliação

Pós-teste

Definições e objetivos da gestão de projetos

Apresentação do módulo

Da teoria à prática

1.0. Apresentação da unidade
1.1 Histórico
1.2 PMI
1.3 Definições de projeto
1.4. Síntese da unidade
2.0. Apresentação da unidade
2.1 Demanda por projetos
2.2 Dimensão estratégica
2.3 Implementação e desenvolvimento
2.4 Projeto no ciclo de vida do produto
2.5 Adequação e viabilidade do projeto
2.6 Elaboração progressiva do projeto
2.7 Elaboração progressiva
2.8. Síntese da unidade
3.0. Apresentação da unidade
3.1 Semelhanças e diferenças entre o gerente funcional e o gerente de projeto
3.2 Principais características do gerente de projeto
3.3 Habilidades necessárias e problemas enfrentados pelo gerente de projetos
3.4 Gerenciamento, gerência ou gestão de projetos
3.5 Aspectos do gerenciamento de projetos
3.6 Domínios básicos
3.7 Stakeholders
3.8 Gerenciamento de um projeto versus gerenciamento por projeto
3.9. Síntese da unidade
4.0. Apresentação da unidade
4.1 Incerteza versus complexidade
4.2 Baixa incerteza e baixa complexidade
4.3 Classificação por dimensões de incerteza e complexidade
4.4 Trilogia referencial – escopo, prazo e custo
4.5. Síntese da unidade
5.0. Apresentação da unidade
5.1 Interdependência entre estratégia e projetos
5.2 Relatório do caos extremo
5.3 Fatores de sucesso
5.4 Fatores de fracasso
5.5 Portfólio
5.6 Escritório de projetos
5.7. Síntese da unidade
6.0. Apresentação da unidade
6.1 Seleção de projetos
6.2 Modelos de projetos
6.3 Ferramentas e metodologias
6.4. Síntese da unidade
7.0. Cenário cultural
7.1. Filme
7.2. Obra literária
7.3. Obra de arte
8.0 Apresentação das atividades
8.1. Exercício de fixação
8.2. Da teoria à prática

Autoavaliação

Pós-teste

Ética Empresarial 


Ampla visão sobre valores éticos e seus princípios.
Conhecimento sobre aspectos e conceitos importantes relativos à responsabilidade social.
Conhecimento de normas e aspectos relacionados ao programa de ética.




terça-feira, 21 de maio de 2019

Gestão de Pessoas - FGV

Introdução à Gestão de Recursos Humanos

Apresentação do módulo

Da teoria à prática

Unidade 1 – Gestão estratégica de recursos humanos
1.1. Gestores de pessoas
1.2. Recursos humanos como aliados
1.3. Papel do profissional de RH
1.4. Reformulação do papel de RH
1.5. Habilidades quânticas
1.6. Desafios competitivos do futuro
1.7. Síntese da unidade

Unidade 2 – Cultura organizacional
2.1. Cultura organizacional
2.2. Concepção de cultura
2.3. Percepção do contexto organizacional
2.4. Valores básicos
2.5. Cultura e valorização
2.8 Síntese da unidade

Unidade 3 – Estilo brasileiro de administração
3.1. Análise da cultura brasileira
3.2. Modelo do sistema de ação cultural brasileiro
3.3. Gerenciamento da cultura da organização
3.4. Empresas tradicionais e individualizadas
3.5. Cultura e liderança
3.6 Síntese da unidade

Unidade 4 – Comportamentos, símbolos e sistemas
4.1. Conhecimento dos valores
4.2. Manifestação dos valores
4.3. Criação de contexto de renovação
4.4 Síntese da unidade

Unidade 5 – Cenário cultural
5.1. Filme
5.2. Obra literária
5.3. Obra de arte
Unidade 6 – Atividades
6.1. Exercício de fixação
6.2. Da teoria à prática

Autoavaliação

Pós-teste

Introdução à Mentoria: Complexidade do Ambiente de Negócios

Apresentação do módulo

Da teoria à prática

Unidade 1 – Complexidade do mundo contemporâneo
1.1 Sociedade agrícola versus sociedade industrial
1.2 Sociedade da informação e do conhecimento
1.3 Globalização na sociedade da informação
1.4 Síntese da unidade

Unidade 2 – Modelo de desenvolvimento
2.1 Desenvolvimento tecnológico
2.2 Tecnologia e desemprego
2.3 Tecnologia e desenvolvimento pessoal e interpessoal
2.4 Relação com o ambiente natural
2.5 Conclusões
2.6 Síntese da unidade

Unidade 3 – Emergência de um novo paradigma
3.1 Valores emergentes do pós-modernismo
3.2 Características do novo paradigma
3.3 Disciplinas da aprendizagem
3.4 Síntese da unidade

Unidade 4 – Ambiente de negócios
4.1 Características do ambiente de negócios
4.2 Impacto nas empresas
4.3 Mudanças tecnológicas
4.4 Dimensão humana das mudanças
4.5 Mudanças organizacionais
4.6 Competência global
4.7 Síntese da unidade

Unidade 5 – Atividades
5.1 Exercício de fixação
5.2 Da teoria à prática

Autoavaliação

Pós-teste

Bases Conceituais dos Modelos de Gestão

Apresentação do módulo

Da teoria à prática

Unidade 1 – Bases conceituais
1.1 A empresa como um sistema mecânico
1.2 A empresa como um organismo vivo
1.3 Síntese da unidade

Unidade 2 – Cenários
2.1 A capacidade humana de projetar
2.2 Por que criar cenários?
2.3 Estudos de cenários
2.4 Passo a passo da construção dos cenários
2.5 Síntese da unidade

Unidade 3 – Abordagens da relação de trabalho
3.1 Evolução do pensamento administrativo na busca pela eficácia
3.2 A prioridade de valores
3.3 Síntese da unidade

Unidade 4 – Modelos de gestão
4.1 Composição organizacional segundo Tichy
4.2 Modelo de gestão segundo a estratégia da empresa
4.3 Ferramentas de gestão
4.4 Seleção do modelo de gestão
4.5 Novo modelo de gestão
4.6 Síntese da unidade

Unidade 5 – Competência
5.1 Competência e seus aspectos
5.2 Modelo de Elliott Jacques
5.3 Modelo de Gilbert
5.4 Síntese da unidade

Unidade 6 – Conhecimento
6.1 Teóricos do conhecimento
6.2 Conhecimento dentro da empresa
6.3 Gestão do conhecimento
6.4 Síntese da unidade

Unidade 7 – Síntese e comentários
7.1 Abordagem prática
7.2 Síntese da unidade

Unidade 8 – Atividades
8.1 Exercício de fixação
8.2 Da teoria à prática

Autoavaliação

Pós-teste

Contexto e Importância dos Recursos Humanos

Apresentação da disciplina

Apresentação do módulo

Da teoria à prática

Unidade 1 – Evolução do RH até o começo do século XXI
1.1 Definição de estratégia
1.2 Administração estratégica
1.3 RH no passado
1.4 Evolução do RH
1.5 Síntese da unidade

Unidade 2 – Mudanças no ambiente de negócios
2.1 Mudanças no cenário
2.2 Qualidade e gestão de RH
2.3 Produção de inteligência
2.4 RH como vantagem competitiva
2.5 Síntese da unidade

Unidade 3 – Competência como vantagem estratégica
3.1 Estratégia baseada em recursos
3.2. Competência
3.3. Competitividade empresarial
3.4 Papel estratégico da GRH
3.5 Competências distintivas
3.6 Alinhamento e desdobramento da estratégia
3.7 Síntese da unidade

Unidade 4 – Atividades
4.1 Exercício de fixação
4.2 Da teoria à prática

Autoavaliação

Pós-teste

Gestão e Liderança: Conceitos Básicos da Função Gerencial

Apresentação do módulo

Da teoria à prática

Unidade 1 – Função gerencial
1.1 Função gerencial
1.2 Processo decisório
1.3 Síntese da unidade

Unidade 2 – Função gerencial
2.1 Comportamento gerencial
2.2 Expectativas e dilemas
2.3 Chefia e liderança
2.4 Estudos sobre liderança
2.5 Síntese da unidade

Unidade 3 – Estudos contemporâneos sobre liderança
3.1 Perspectivas contemporâneas
3.2 Liderança como processo cognitivo
3.3 Liderança carismática
3.4 Liderança transformadora
3.5 Síntese da unidade

Unidade 4 – Gestores e líderes
4.1 Novos pontos de vista
4.2 Liderança eficaz
4.3 Síntese da unidade

Unidade 5 – Arte e aprendizado da gerência
5.1 Dimensão lógica da gerência
5.2 Aquisição de novos conhecimentos
5.3 Desenvolvimento pessoal
5.4 Síntese da unidade

Cenário cultural
6.1 Filme
6.2 Obra literária
6.3 Obra de arte

Unidade 7 – Atividades
7.1 Exercício de fixação
7.2 Da teoria à prática

Autoavaliação

Pós-teste

Motivação nas Organizações

Apresentação do módulo

Da teoria à prática

Unidade 1 – Desafios atuais
1.1. Tempo de mudanças
1.2. Motivação
1.3. Diferenças individuais
1.4. Síntese da unidade

Unidade 2 – Teorias sobre motivações
2.1 Teorias sobre motivação
2.2. Teorias da expectativa e da equidade
2.3. Síntese da unidade

Unidade 3 – Mecanismos de defesa
3.1. Mecanismos psicológicos
3.2. Síntese da unidade

Unidade 4 – Forças e funções
4.1. Forças energéticas
4.2. Funções psíquicas
4.3 Síntese da unidade

Unidade 5 – Autodesenvolvimento
5.1. Significado do trabalho
5.2 Síntese da unidade

Unidade 6 – Poder nas organizações
6.1. Poder
6.2. Reinvenções do poder
6.3 Síntese da unidade

Unidade 7 – Cenário cultural
7.1. Filme
7.2. Obra literária
7.3. Obra de arte

Unidade 8 – Atividades
8.1. Exercício de fixação
8.2. Da teoria à prática

Autoavaliação

Pós-teste

Projeto Ensino Participativo - Teoria e Prática

Apresentação do módulo

MÓDULO 1 – O método de leitura estrutural
Uma filosofia do método – estrutural – de leitura?
Como ler um texto
Leitura rápida
Leitura aprofundada
Exercício de leitura estrutural de um texto
Técnica mista
Síntese
Vídeos
Autoavaliação

MÓDULO 2 – Trabalhando com jurisprudência
Análise de julgados
Habilidades
Aula sobre jurisprudência
Dinâmica da aula
Desafios do professor
Exemplo
Estilo e intervenção do professor – 1
Estilo e intervenção do professor – 2
Síntese
Vídeos

Autoavaliação

Conclusão


Pós-teste